Paulo em Corinto: "Não tenhas medo"

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 68 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

1 >>
Corinto era a maior cidade próxima à Atenas, e competia com atenas em várias áreas. Seu comércio era muito forte, e era a capital da Acaia. A cidade era conhecida pela imoralidade. Lá exitia um templo à Afrodite, deusa do amor, onde havia milhares (mil ou dez mil) sacerdotizas que ofereciam um culto em forma de sexo, eram prostituas cultuais. A imoralidade de Corinto era tão grande que “corintizar” se tornou um sinônio de imoralidade sexual.
Paulo escolheu um grande desafio pela frente, talvez seguindo sua estratégia de plantar igrejas em grandes centros urbanos.
2-4 >>
Paulo encontra um casal que se torna grandes parceiros de Paulo no trabalho missionário. Áquilo e sua esposa Priscila, ou Prisca, saem refurgiados de Roma, por causa de um decreto do Imperador Cláudio. Um historiador pagão chamado Suetônio registra que Cláudio havia expulsado os “judeus” por causa de um tumulto envolvendo um tal de ‘Cresto’.
Áquila e Priscila tinham a mesma habiliadade de Paulo, de fazer tendas, o que os aproximou e fez com que Paulo morasse na casa deles um tempo. É importante entender que essa atividade de Paulo não competia com o minsitério da Palavra. Paulo ensinou em suas cartas que o “ministro do evangelho, que viva do evangelho”, mas num trabalho missionário, e onde igrejas estavam sendo plantadas e não tinham condições de sustentá-lo, Paulo entendou a necessidade de fazer algum tipo de atividade para sua subsistência. Paulo era só, não tinha família.
Como de costume, encontrou uma sinagoga, onde pregava todo sábado.
5-8 >>
Silas e Timóteo finalmente encontram Paulo em Corinto.
Paulo se entrega totalmente ou “é impulsinado” pela Palavra, dedicando todo seu tempo a isso - mostrar aos judeus que Jesus é o Cristo. Mas eles “se opuseram” e Paulo “lavou as mãos”. A expressão “que o sangue caia sobre a cabeça de vocês”, representava o ato judicial de colocar a mão sobre a cabeça do culpado determinando que ele seria punido por sua própria culpa, o que também era feito no ritual na imolação do cordeiro.
Paulo havia feito o que foi chamado pra fazer, e as pessoas não deram ouvidos. Se não foram convencidos pela pregação da Palavra, nada mais poderá convencê-los. O que nos resta quando não aceitamos a Cristo e o seu sacrifício, é fazer sacrifício por nós mesmos. Boa sorte!
Ezequiel 3:4-11 “Disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel e dize-lhe as minhas palavras. Porque tu não és enviado a um povo de estranho falar nem de língua difícil, mas à casa de Israel; nem a muitos povos de estranho falar e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviasse, certamente, te dariam ouvidos. Mas a casa de Israel não te dará ouvidos, porque não me quer dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração. Eis que fiz duro o teu rosto contra o rosto deles e dura a tua fronte, contra a sua fronte. Fiz a tua fronte como o diamante, mais dura do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assustes com o seu rosto, porque são casa rebelde. Ainda me disse mais: Filho do homem, mete no coração todas as minhas palavras que te hei de falar e ouve-as com os teus ouvidos. Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e, quer ouçam quer deixem de ouvir, fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus.” 16-19 “Findos os sete dias, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma.”
Paulo, pela providência de Deus, se hospedou na casa de Tício Justo, que ficava ao lado da Sinagoga, mesmo depois de sua decisão, e Crispo, chefe da Sinagoga, se convertou ao cristianismo, ele e sua casa. Além disso, muitos coríntios creram e foram batizados.
9-11 >>
Paulo teve uma visão do Senhor Jesus. Essa visão revela algo que geralmente não se fala sobre Paulo - ele estava temeroso. Paulo já havia apanhado muito. Foi perguido nos ultimos por que passou. Na sua primeira carta aos coríntios ele diz, 1Co 2:3 “E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós.”
Jesus fala com Paulo, e fala como Deus (Is 41:10 “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” Is 43:5 “Não temas, pois, porque sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente e a ajuntarei desde o Ocidente.” Jr 1:8 “Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.” ).
Além disso, o consolo que Jesus passa a Paulo é baseado no fato de que ele tinha muito povo naquela cidade. Paulo foi consolado com a esperança de que, apesar da dureza de coração de muitos, existia muita gente ali que pertencia ao Senhor - mesmo que ainda não não tivessem sido convertidas. Essa é a doutrina da Eleição! É o que Jesus disse em João 10:1-4 “Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;” E João 6:44,45 “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.” Mas como Jesus ajunta seu povo, que está espalhado por aí? É fazendo-os ouvir a Sua voz pela Pregação da Palavra (Rm 10:14 “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”).
Paulo permaneceu em Corinto por 1 ano e 6 meses, “ensianndo entre eles a Palavra de Deus”. Era disso o que precisavam.
12-17 >>
Gaio foi procônsul da Acaia, foi amigo do Imperado Cláudio, e era também de um grande pensador da época chamado Sêneca. Gaio, apesar de ser um pagão, foi muito influenciado pelos pensamentos de Sêneca, que falava muito sobre moral e justiça. Gaio foi um homem que buscava aplicar bem a justiça. Ele e seu irmão Sêneca foram assainados pelo Imperador Nero, o mesmo que mandou matar Paulo.
Gaio entendia que não deveria se intrometer em questões de doutrinas e palavras entre os judeus, abrindo assim um precedende importante na história da igreja - a liberdade de culto do cristãos. Para os romanos, judeus e cristãos eram uma única coisas, em breve entederiam a diferença. Quando liberdade é dada, o cristianismo se prolifera - é da sua natureza, e ningúem pode detê-lo.
Os judeus reagiram violentamente, mas já estava feito. Como Jesus havia dito, Paulo não precisa temer.
APLIAÇÃO
O quanto você para testemunhar de Jesus? Você tem tido vergonha ou medo de falar do Senhor, ou de viver e testemunhas de seus valores? Se você tem agido assim em épocas de tanta liberdade, o que dizer quando as coisas apertarem mais?! Se você hoje se prente em não falar e viver de Jesus, quanto mais será em dias e mque leis serão impostas contra a Igreja?! Isso já tem sido trabalhado. Lei que impede de pregar entre tribos indígenas. Lei que impede de orar numa escola pública, ou ter bíblias em bibliotecas públicas. Propostas de lei para revisar a Bíblia ou impedir que certo tipo de coisas sejam pregadas e sejam taxadas como intolerÂncia religiosa. Não espere as coisas piorarem. Além disso, saiba que você não precisa ter um cargo na igreja, ser um lider de ministério, como muitas igrejas sugerem. Você pode falar e viver onde você estiver. Você deve! O sacerdócio é universal, e se você tem um conhecimento, isso será em algum nível cobrado de você. Para te motivar você deve lembrar que Jesus tem suas, espalhadas por aí, com sede do Evangelho, esperando ouvir.
Há igrejas que têm negligenciado isso, e será cobrado deles. Dos pastores que não têm pregado a Palavra fielmente, e não têm alimentado as ovelhas de Cristo. Por isso, falar de Jesus é algo maravilhoso, mas nossa responsabilidade é falar aquilo que está escrito, não acrescentar nem tirar nada. E não existe outra coisa que as verdadeiras ovelhas de Cristo desejam mais do que isso? Ser alimentado e ensiando com a Palavra. Qual é o seu maior desejo na igreja? O que você mais procura aqui? Festa, diversão, amizades? Tudo isso pode ser muito bom, mas nossa grande procura deve ser por aprender mais de Deus.
Um das promessas mais repetidas, talvez a mais repetida na Escritura é esta: “Eu serei contigo”. Deus de o início da vida de seu povo, em Gênesis, Deus promete, “Eu serei contigo”. No fial de seu ministério, Jesus prometeu Mt 28:20 “...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Se você é um crente, lembre-se disso: o Senhor está conosco. E ele estará para sempre, sabe por quê? Porque Cristo foi abadonado em nosso lugar na cruz, para que seu povo jamais o fosse. Ele disse: “Pai, por que me abadonaste?” Foi pra que você e eu não fôssemos.
Para aqueles que não estão em Cristo, que ainda não o aceitaram como seu Senhor e Salvador, você não poderá jamais descansar enquanto Cristo não for contigo. Quem você tem ao seu lado? Só o Senhor, só sua companhia, sua amizade, poderá nos ajudar nessa vida dura, até o fim. Se renda ao Senhor hoje!
Related Media
See more
Related Sermons
See more